Qual a definição de liberdade?
O dicionário tem uma para você:
liberdade
li.ber.da.de
sf (lat libertate) 1 Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. 2 Poder de exercer livremente a sua vontade. 3 Condição de não ser sujeito, como indivíduo ou comunidade, a controle ou arbitrariedades políticas estrangeiras. 4 Condição do ser que não vive em cativeiro. 5 Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão. 6 Dir Isenção de todas as restrições, exceto as prescritas pelos direitos legais de outrem. 7 Independência, autonomia. 8 Ousadia. 9 Permissão. 10 Imunidade. sf pl 1 Regalias, franquias, imunidades, privilégios concedidos aos cidadãos pela constituição do país ou de que goza um país, uma divisão dele, uma instituição etc. 2 Maneira de proceder não sancionada pelas convenções sociais ou pelo decoro. 3 Familiaridade importuna; atrevimento, confiança:
Pensando no conceito de liberdade do dicionário, seria certo dizer que quando você se compromete com alguém você está se pivando da liberdade? Se você prestar atenção, liberdade é "poder exercer livremente sua vontade, isenta de restrição externa ou coação física e moral".
Eu desacostumei em seis meses sozinha a ter alguém medindo minhas ações. Cada passo que você dá, cada decisão que você toma, agora atinge outra pessoa. Querendo ou não, quando se está namorando, você não pode mais exercer livremente sua vontade, isenta de restrição externa ou coação (no meu caso apenas moral). Até os casais mais liberais que conheci, nos famosos (e modernos demais para a minha cabeça de velha entender) relacionamentos abertos, tinham suas restrições.Tem dias que tudo o que eu quero é ficar sozinha. As vezes sinto saudades de pegar um táxi e ir completamente sozinha pra uma balada e ficar lá completamente sozinha e dançar completamente sozinha. Aprendi na marra a me amar e a amar a solidão, a gostar de me fazer companhia, viver por mim e pra mim. Só pra mim.
O momento de questionar até que ponto vale a pena não ser mais livre por alguém sempre chega. As vezes chega tarde demais, outras cedo demais. Eu tenho algumas ideias muito bem definidas sobre o que é o amor e sei que elas são muito intimas e que nem todos vocês irão concordar. Uma delas é a de que é no momento em que essa dúvida surge que descobrimos se realmente amamos a pessoa com quem estamos nos relacionando.
Não é certo deixar que seu parceiro (ou parceira) controle sua vida e todos os seus passos. Quando se está com alguém essa pessoa deve entender que ambos são livres e estão juntos porque querem. Eu sempre disse que não queria um dono, queria um companheiro. E então, quando nos damos conta de que já não fazemos mais tudo o que temos vontade por saber que alguma dessas vontades podem afetar negativamente a pessoa com quem estamos (mesmo que a gente negue até a alma que não somos mais livres por causa disso ) e, simplesmente, isso não nos machuca e não é um fardo, isso sim é amor.
Plus: Sobre aquelas idéias que tenho sobre o amor - Eu li uma vez em algum lugar do Facebook que amar é como quando a pessoa está encostada no seu ombro e você está em uma posição extremamente desconfortável, mas não se mexe, pois o que importa não é o seu conforto e sim o da pessoa que está encostada em você.
Sem comentários.
Write a comment: